post
O ano de 2018 será um período de recuperação para o setor da CONSTRUÇÃO CIVIL no Brasil.
Confira as principais novidades na construção civil que seguem como tendências para 2018.
O crescimento da indústria de construção civil deve acontecer por causa do aumento do crédito imobiliário, fruto das reduções nas taxas de inflação e de juros real. Outros fatores que devem contribuir com este crescimento são a diminuição do estoque de imóveis e a redução no número de desistências de compras.
Além das retomadas das vendas, as novidades na construção civil para 2018 devem envolver mudanças nas estratégias de negócio e no uso de tecnologia. Trazemos para você agora 7 tendências na construção civil para 2018:
 
Encadeamento produtivo
Trata-se de um programa apoiado pelo SEBRAE que visa integrar pequenas empresas à cadeia de produção de grandes negócios.
 
Construções sustentáveis
A preocupação crescente com o meio ambiente faz com que empresas de diversos setores abracem o uso de práticas sustentáveis.
As primeiras medidas, neste sentido, devem ser tomadas já na elaboração de um projeto sustentável. Durante a execução, as empresas devem buscar fazerem uso de materiais ecológicos e, por fim, fazerem a gestão correta dos resíduos da construção.
 
Construções enxutas
Estas construções seguem princípios de engenharia de produção, como Just In Time e Lean Manufacturing, aplicados na construção civil.
Os principais pontos destacados por estes princípios são a eliminação de processos redundantes, ajustes das etapas de trabalho para a manutenção de um ritmo de produtividade constante, diminuição do estoque, entre outros.
 
Novas tecnologias de construção
Entre as tecnologias podemos citar a tinta de absorção solar, os tijolos inteligentes (modulares, de fácil encaixe), os concretos permeáveis e as construções modulares.
O uso destas novidades fornecem várias vantagens, como otimização do tempo de execução, redução de retrabalhos, aumento na qualidade final dos projetos, redução de desperdícios e custos e facilitação da gestão da obra.
 
Building information modeling – BIM
Em português, chamado de Modelo da Informação da Construção. Trata-se da reunião das informações produzidas ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.
Esse modelo consiste na adição, ao molde 3D, de informações relativas aos seus elementos, como especificações de fabricantes, tempo de mão de obra necessário para a execução de instalações e preços de materiais.
 
Internet of things – IoT
Internet das coisas, em português. Objetos e até mesmo peças do vestuário e acessórios podem estar ligados à internet. Esse tipo de tecnologia deve ser usada cada vez mais para o rastreamento em tempo real de equipamentos e trabalhadores, aumentando a produtividade e a segurança no canteiro de obras.
 
Cidades inteligentes
Conhecidas também como smart cities, são áreas urbanas em que há integração de informações referentes à infraestrutura e aos recursos da cidade, visando uma gestão eficiente dos mesmos.
 
Além do uso de sistemas de informática para a coleta e o processamento de dados, as construções precisarão estar adaptadas a esse tipo de cidade. Três áreas devem ser afetadas diretamente pelas tecnologias de construção:
 
Prédios e residências – construção de empreendimentos com eficiência energética e que utilizem racionalmente os recursos naturais;
Mobilidade – construção de sistemas multimodais;
Infraestrutura – eficiência de distribuição de energia, água e telecomunicações.
Estas foram as principais novidades na construção civil que seguem como tendências para 2018. Não se esqueça de ter sempre excelentes ferramentas de gestão para aproveitar e acompanhar estas novidades ao máximo