post

Para cuidar de qualquer empresa no Rio de Janeiro, o departamento pessoal ajuda a gerir o negócio

O departamento pessoal no Rio de Janeiro é extremamente importante, quiçá fundamental, para que as questões profissionais dentro da empresa sempre venham se manter organizada.

Mas o seu sucesso e a sua importância se dão através da forma que ele é aplicado nas empresas, da sua pasteurização até suas peculiaridades do processo.

Trabalhar com questões humanas, bem como empresas, em si, é uma forma bem subjetiva. Já que pessoas são diferentes em personalidades bem como empresas têm suas diferenças em segmentação.

Para isso, precisamos entender como funciona o processo de departamento pessoal nas empresas e a sua importância.

  • O que é o departamento pessoal?

departamento pessoal tem como responsabilidade ter proximidade com as atividades dos indivíduos que compõem a empresa, ou seja, os funcionários. As questões pessoais são abrangentes e as burocráticas específicas, mas todas essas fazem parte do pacote das questões humanas nas quais o departamento pessoal necessita estar a par.

Salário, férias, folhas de ponto, bem como atestados, advertências e até demissões, passam diretamente pelo controle do departamento pessoal no Rio de Janeiro.

É muito difícil que o funcionário tenha que correr atrás de documentações específicas que não tenham passadas pela triagem do departamento pessoal, ao menos que o departamento pessoal não tenha acesso a tal burocracia e que ela compita exclusivamente ao ser humano.

A função do departamento pessoal é justamente ser eficiente e ágil no relacionamento entre empresa e terceiros, principalmente os profissionais de toda as áreas e que constitui o quadro de funcionários da empresa.

  • Funcionalidades do departamento pessoal 

Documentação

Quando um funcionário agrega a equipe da empresa no Rio de Janeiro precisa estar com todos os documentos em ordem, checados e aprovados pelo departamento pessoal. O contrato com esse funcionário, bem como a assinatura na carteira de trabalho e a folha de ponto, informação de escalas, para que o indivíduo comece a trabalhar também vêm de responsabilidade do departamento pessoal.

O erro em qualquer uma dessas etapas pode acarretar em processos trabalhistas, do estado ou futuramente do próprio empregado.

Acompanhamento

O que não é algo esporádico, precisa, sim, ser frequente. Essa fiscalização é positiva para empresa, no que tange a comprovação do bom andamento dos processos, e ao empregado, que pode reivindicar com propriedade adicionais noturnos, horas extras etc.

Por isso, o departamento pessoal no Rio de Janeiro é o responsável pela montagem das escalas e entender a colocação de cada funcionário para que não venha a desmerecê-lo em sua remuneração ou também não se “engabelado” a pagar mais por um funcionário que trabalhou menos.

Prejuízo e processos judiciais são os extremos que podem chegar os erros nestes setores.

Pagamento

Para o funcionário, é a melhor hora. Para o departamento pessoal, a pior. A folha de pagamento é o terror da galera de relações públicas, pois vai além do salário, mas adentra o recolhimento do fundo de garantia, sindicato da categoria em questão, imposto de renda, INSS etc. O não cumprimento de um desses pagamentos pode gerar problemas para empresa e até mesmo para o funcionário, que muitas vezes nem tem muito a ver com a falha.

Por outro lado, todos esses pagamentos, bem como os cálculos corretos são fundamentais para que a empresa [na-cidade] tenha o controle adequado de quanto paga para o funcionário e se essa remuneração adentra os termos contratuais negociados.

Nesse caso, o departamento pessoal trabalha em conjunto com o departamento contábil ou com o escritório de contabilidade responsável pela determinada empresa. Enquanto o departamento pessoal abastece a contabilidade de informações, o setor contábil calcula todos os impostos, contribuições e pagamentos.

Gestão Pessoal

Licenças, atestado, afastamento, férias. Isso tudo desfalca uma equipe e cabe o departamento pessoal da empresa no Rio de Janeiro tomar as providências necessárias.

As férias precisam ser montadas dentro de um calendário onde não saia mais de um funcionário do mesmo setor. Além do mais, esse monitoramento de tempo de retorno, banco de horas etc, precisa ser feito pelo departamento pessoal que documenta todos esses processos.

Fora isso, afastamento para entrada em INSS e protocolação de atestados em arquivos ou sistemas internos da empresa também são de responsabilidade deste departamento.

Representação

É o departamento pessoal da empresa no Rio de Janeiro que representa a entidade junto a órgãos públicos. A emissão de arquivos que afirmam a regularidade da empresa junto a tais órgão, como Receita Federal, CIPA e o gerenciamento de registro trabalhistas, através o recebimento junto a esses determinantes órgãos públicos, fazem parte das funções do departamento pessoal do Rio de Janeiro.